VI Congresso da União Latino- Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI)

O VI Congresso da União Latino- Americana de Entidades de Psicologia (ULAPSI) ocorreu em Buenos Aires entre os dias 8 e 11 de junho de 2016.IMG-20160614-WA0014

A ABRAPEE é uma das entidades filiadas à ULAPSI e esteve presente no evento, com participação deliberativa em assembleia que contou com a presença de dezessete países e trinta e três entidades. A ABRAPEE foi representada pela Profa. Dra. Katia Forli Bautheney nesta assembleia.

IMG-20160614-WA0013

O tema do evento foi: Diálogos e Intercâmbios da Psicologia na América Latina-Construção coletiva para a promoção de direitos e do bem viver.

Os congressos da ULAPSI são constituídos como um espaço para o encontro regional de caráter acadêmico, científico e profissional, repetido a cada dois anos em diferentes países da América Latina e conta com a participação de profissionais e estudantes de países que a integram.

IMG-20160614-WA0012

O principal objetivo do evento é promover o intercâmbio teórico e prático relevante para o trabalho de profissionais e estudantes participantes, gerando campos de reflexão crítica, que propiciem o debate e a análise contínua das problemáticas inerentes à psicologia como ciência e profissão na América Latina e em cada um dos países compõem a ULAPSI. Os objetivos específicos do VI Congresso de Psicologia foram:

• Permitir o conhecimento do desenvolvimento, a atualidade e pesquisa em psicologia na América Latina.

• Fortalecer discussões de alcance científico que envolvam profissionais e estudantes de psicologia latino-americanos.

• Fortalecer os vínculos profissionais entre os participantes e representantes das entidades de psicologia na América Latina, facilitando a divulgação e comunicação da produção científica.

• Avançar na promoção de normas éticas, incentivar e orientar uma prática com compromisso de construir condições de vida dignas para os povos da América Latina.

Alguns pontos discutidos em assembleia merecem destaque:

  • As diferentes entidades presentes debateram a conjuntura política e social em “Nossamérica”, com o alerta sobre o avanço de discursos e ações que ameaçam a democracia em diversos países latino-americanos, inclusive com a violação de direitos adquiridos, bem como de direitos humanos, num movimento que contribui para o enfraquecimento da noção de Estado e desprestígio das instituições sociais. Como psicólogos e psicólogas, em diferentes especialidades, somos convidados a ampliar a análise dessa conjuntura (também produtora de sofrimento psíquico) e seus efeitos na saúde das populações.
  • Em busca de uma posição ético-política para a psicologia, mais próxima dos movimentos sociais, com ações contra-hegemônicas fomos convidados a ampliar nossas pesquisas e publicações, com intercâmbio entre países latino-americanos, utilizando a Revista da ULAPSI (online, de livre circulação) como plataforma para intercâmbio de ideias. A Revista da ULAPSI está sendo revitalizada sob coordenação de novo editor eleito nesta assembleia.
  • As entidades filiadas à ULAPSI podem trabalhar com questões mais específicas pela articulação de Grupos de Trabalho (GTs). Por meio do GT 3 “Psicologia Educacional em America Latina” estamos convidados a dinamizar os trabalhos com o compartilhamento de resultados de pesquisas, artigos, articulação de eventos presenciais e virtuais. Para tanto, no site da ULAPSI, na aba “grupos de trabalho” podemos inserir conteúdos. Houve um pedido específico, para que possamos contribuir, num primeiro momento, com informações relativas ao trabalho do psicólogo escolar no Brasil (psicólogos escolares de outros países farão o mesmo, para que possamos construir uma base de dados para pesquisas comparativas).IMG-20160614-WA0015
  • O próximo Congresso da ULAPSI acontecerá em 2018 na Costa Rica.
  • IMG-20160614-WA0017

Maiores informações sobre a ULAPSI e seus congressos no site: http://ulapsi.org/portal/

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.