Reunião do Comitê Consultivo da BVS-Psi


Reunião CFP e Equipe BVScom as Entidades de Psicologia

Reunião CFP e Equipe BVScom as Entidades de Psicologia

Em 04/04/2015, ocorreu a primeira reunião do Comitê Consultivo da a Biblioteca Virtual em Saúde da Psicologia (BVS-Psi), agregando a equipe responsável pela BVS às Associações científicas da psicologia na Sede do CFP, Brasília, das 9h30 às 12h30. Compareceram um total de 19 participantes, sendo 17 o número de entidades representadas (entre as quais a ABRAPEE, por meio de Gisele Toassa). Mariza Borges (presidente do CFP) coordenou a reunião.

O encontro teve dois eixos principais: comemorar a oficialização do convênio para cooperação entre o Conselho Federal de Psicologia (CFP) e a Universidade de São Paulo (USP), em cujo Instituto de Psicologia (IPUSP) está sediada a BVS-Psi, além de incentivar a divulgação as ações da BVS pelas entidades, ouvir sugestões e prestar esclarecimentos sobre as possibilidades do projeto da BVS-PSI.

A concepção da BVS-Psi data de 1996. Sua criação efetivou-se em 2000. Foram muitas as dificuldades para a celebração de um convênio que só agora se concretizou, embora a BVS tenha crescido muito e se tornado uma referência para a psicologia brasileira apenas por meio da cooperação extra-oficial entre CFP e IPUSP.

Para isso, como recordaram duas figuras centrais da história da BVS (Silvia Koller e Maria Imaculada Cardoso Sampaio), foi necessário muito empenho da equipe de bibliotecárias do IPUSP, além do de vários diretores do Instituto para manter o projeto em andamento. Esforço fundamental na democratização do acesso à produção acadêmica em psicologia, pois, conforme Gerson Tomanari (diretor do IPUSP) há grande concentração do acervo da psicologia na biblioteca do Instituto.

Reconhecida internacionalmente, hoje a BVS-Psi conta com a média de 8,5 milhões de acessos/ano. Embora ela já seja fonte de busca do Google Acadêmico, uma nova meta é também promovê-la a fonte geral da busca Google.

A equipe da BVS-Psi é responsável por alimentar o PePSIC (Portal Eletrônico de Periódicos em Psicologia) além de bases de dados da psicologia nacional. A BVS-Psi integra o LILACS e fomentou a formação da Rede Brasileira de Bibliotecas de Psicologia (ReBAP, com 184 bibliotecas), a qual visa a incentivar que os bibliotecário leiam e cataloguem as produções acadêmicas de acordo com a Terminologia da Psicologia elaborada pela equipe da BVS-Psi, entre outros objetivos.

Para que a BVS cresça ainda mais, propõe-se que os pesquisadores e as Associações de Psicologia sejam parceiras na alimentação do banco de dados, pois há ferramentas para tanto. Carla Nascimento, bibliotecária do IPUSP, informa que a BVS tem um facilitador das capacitações online. As instituições de ensino superior com cursos de psicologia podem contatar a equipe da BVS-Psi para que esta ofereça cursos de capacitação para bibliotecários, além de stands de apresentação do Portal em eventos. A BVS-Psi agora conta também com uma Videoteca Digital, entre diversos outros recursos.

Para ampliar o acervo, é fundamental que as Associações de Psicologia enviem seus anais e outros materiais de Congressos, que podem vir a ser catalogados pela equipe de bibliotecárias em formato pdf.

Estão em curso ações para digitalização e resgate de teses e dissertações em psicologia anteriores à era digital. Profissionais que tenham materiais raros, não catalogados no Portal da BVS-Psi, ou mesmo possíveis doações para o Museu da Psicologia que está se constituindo no IPUSP, podem contatar a equipe da BVS-Psi. Vale acrescentar que está também em curso a catalogação de atas e outros documentos de interesse para a história da psicologia. Quem puder colaborar, contate a BVS-Psi!

Profissionais e estudantes, conheçam o Portal da BVS-Psi: http://www.bvs-psi.org.br/php/index.php.
Vejam também a notícia: http://site.cfp.org.br/cfp-se-reune-com-entidades-cientificas-em-brasilia/

Postado por Gisele Toassa

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.