Evento Preparatório para o 9o. Congresso Nacional de Psicologia

O Plano Nacional de Educação (PNE), previsto na Constituição Federal Brasileira, entrou em vigência em 26/06/2014, por meio da Lei 13.005. Foram definidas 20 metas para serem cumpridas até o ano 2023, com o propósito de elevar a qualidade do ensino em todos os níveis e garantir o acesso universal à educação, através de uma gestão educacional democrática e colaborativa entre os entes federados. Todos os planos estaduais e municipais de Educação devem ser criados ou adaptados em consonância com as diretrizes e metas estabelecidas por ele. Para tanto, é fundamental a qualificação e a valorização dos  profissionais que atuam na educação, bem como a participação de toda comunidade escolar no projeto político pedagógico da escola, no controle social e na proposição de políticas educacionais.

Para que as metas do PNE sejam cumpridas, há que se fazer uma reflexão sobre suas diretrizes, suas finalidades e seus métodos. Para efetivar uma educação para todos e todas, é preciso colocar  em prática uma política educacional que considera a diversidade humana e que contemple as distintas necessidades de todos(as) envolvidos(as) no processo de escolarização.

Considerando que a Psicologia tem  interface com a educação, no que se refere à dimensão subjetiva das vivências e dos processos de aprendizagem, porque seu papel dentro do contexto escolar ainda não está consolidado ? De que modo a Psicologia pode contribuir com seus saberes para o avanço do processo educacional? Quais os obstáculos que as(os) Psicólogas(os) Escolares precisam superar para sua efetiva inclusão no campo da educação? Como o presente evento é preparatório para o Congresso Nacional de Psicologia, teremos a oportunidade de discutir e reunir propostas para o CNP, de modo que as(os) psicólogas(os) possam repensar suas práticas profissionais comprometidas com a necessária transformação social.

Data: dia 14 de março

Local: Sede do CRP SP

Tema: POR QUE A PSICOLOGIA NÃO ESTÁ NOS PLANOS DA EDUCAÇÃO?

Horário: 19h00

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.