Nomeação para a Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas ameaça conquistas e avanços na área da Saúde Mental no Brasil

“Tykanori é conhecido por sua militância na luta antimanicomial, já Wurch foi diretor da Casa de Saúde Dr. Eiras, no RJ, o maior e um dos piores manicômios do Brasil.”

O governo federal nomeou por indicação do Ministro da Saúde, Marcelo Castro, no último dia 10 de dezembro, para a Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas o psiquiatra Valencius Wurch Duarte Filho que substituirá Roberto Tykanori.

Tykanori é conhecido por sua militância na luta antimanicomial, já Wurch foi diretor da Casa de Saúde Dr. Eiras, no RJ, o maior e um dos piores manicômios do Brasil.

A escolha gerou inúmeras manifestações contrárias à nomeação de Valencius por Entidades e pelo Movimento da Luta Antimanicomial que vem informando e circulando várias petições públicas pela NÃO nomeação considerada um retrocesso social e político frente às conquistas na área de Saúde Mental no Brasil.

O argumento principal é o de que o Psiquiatra possui interesses na existência de manicômios uma vez que foi diretor do maior hospício privado da América Latina, a Casa de Saúde Dr. Eiras, em Paracambi, RJ. A entidade foi fechada, em 2012, após longo processo na Justiça que determinava a desativação de um hospital onde 94% dos internos nunca receberam visitas, lugar que foi alvo de intervenção conjunta do município do Rio de Janeiro, do Estado e do Governo Federal em 2004. Por anos, a unidade submeteu a condições desumanas os pacientes encaminhados para lá, inclusive presos políticos (ver notícia no link  http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/03/casa-de-saude-dr-eiras-e-fechada-definitivamente-no-rj.html).

Diante da urgência, a ABRAPEE envia a todos os seus Associados notícias mais detalhadas e links para assinatura de petições públicas.

https://www.change.org/p/ministro-da-sa%C3%BAde-marcelo-castro-n%C3%A3o-vamos-permitir-o-retrocesso

http://www.tribunademinas.com.br/colunista/em-terra-de-cego/

https://www.facebook.com/lutaantimanicomialoficial/photos/a.207627015918877.61626.160577807290465/1174484469233122/?type=3

http://www.esquerdadiario.com.br/Psiquiatra-contra-a-reforma-manicomial-e-nomeado-para-Coordenacao-Nacional-de-Saude-Mental

http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR87082

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.