II Encontro Paulista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional – Psicologia e Políticas públicas: avanços, impasses e possibilidades

O II Encontro Paulista, realizado pela Representação Paulista da ABRAPEE, e o departamento de Psicologia da Faculdade de Ciências da Unesp, que ocorreu nos dias 25 a 27 de Setembro, em Bauru-SP, na UNIP e UNESP (Campus Bauru) foi UM SUCESSO!!!

Contamos com o apoio do Conselho Regional de Psicologia de SP (CRP-SP), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Universidade Paulista (UNIP-Bauru), Universidade Sagrado Coração (USC), Instituto Municipal de Ensino Superior de São Manuel (IMES), Faculdade Anhanguera de Bauru (FAB), Secretaria Municipal de Educação de Bauru, Secretaria Municipal de Cultura de Bauru, Fundação para o Desenvolvimento de Bauru (FunDeB), Pró-Reitoria de extensão universitária da UNESP (PROEX).

O tema escolhido para este ano não poderia ser mais apropriado.  A interlocução entre Psicologia, Educação e Políticas Públicas ampliou a discussão nos espaços de intervenção do Psicólogo na Educação, em especial no que diz respeito à função deste profissional no posicionamento diante das Políticas Públicas de Educação e no enfrentamento dos impasses da área.

Os trabalhos apresentados trouxeram títulos enriquecedores ao evento por tratarem de assuntos polêmicos de grande interesse e importância para o meio profissional tais como: “Medicalização na educação”, “O trabalho com professores e o adoecimento docente”, “Violações de direitos humanos nas escolas: das políticas públicas à formação humana”; “Atuação em processos de inclusão Escolar e queixa escolar”,e muitos outros não citados aqui, mas que contribuíram para o sucesso do evento. Foram 96 trabalhos, distribuídos nas modalidades Pôsteres, Mesas Redondas e Comunicações Orais.

Na conferencia de abertura contamos com a presença ilustre do prof Dr. Vitor H. Paro, da Faculdade de Educação da USP, tratando do tema “Políticas públicas no contexto da reestruturação produtiva e seus impactos da Educação na atualidade” após magnífica apresentação da Orquestra Municipal de Bauru como parte da atividade cultural.

A cerimônia de Posse da Nova Diretoria para a Gestão 2014-2016 ocorreu no sábado, último dia do evento, às 11h30, na presença de convidados, participantes e envolvidos no Encontro, na UNESP.

A mesa de encerramento contou com as ricas contribuições da Dra Marisa Mellilo Meira e Dra Helenita Tanamachi, discutindo a temática.

Aproveitando esse espaço de compartilhamento das informações sobre o Evento com nossos Associados parabenizamos a nova diretoria da ABRAPEE, desejando aos novos membros sucesso nas realizações e perseverança diante das lutas por Educação de qualidade e avanço da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil  e continuar com o incentivo ao crescimento da ciência e da profissão do “Psicólogo Escolar e Educacional” na promoção do bem-estar e do desenvolvimento humano num ambiente escolar focado em um sentido mais amplo que o esperado e planejado.

Nossos agradecimentos à Diretoria da gestão anterior, pela dedicação nos dois anos de administração focados nos objetivos da ABRAPEE. Sentimos muito orgulho e somos gratos por todas as causas adquiridas, pelas conquistas alcançadas com muito trabalho e empenho.

Agradecemos a todos: à Gestão anterior, à nova diretoria, aos membros da Comissão Organizadora e Comissão Científica do II Encontro Paulista da ABRAPEE, aos apoiadores, enfim, a todos que direta ou indiretamente contribuíram para a grandeza do evento.

 

Orquestra II Encontro PaulistaII Encontro Paulista_2II Encontro Paulista

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.