A Audiência Pública, em atendimento ao requerimento nº 28/2013 do Deputado Reginaldo Lopes, contou a presença das seguintes convidadas: – Dra. Tania Suely Azevedo Brasileiro, do Conselho Federal de Psicologia (CFP); – Dra. Ângela Fátima Soligo, da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP) e Dra. Silvia Maria Cintra da Silva, da
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).
Na fala da representante da ABRAPEE, além da importância da reformulação deste nível de ensino, também foram abordadas as questões do sentido da escola atual para os jovens, do apoio à formação e ao trabalho docente, da educação como processo humanizador e emancipatório, da relevância da aprendizagem dos conceitos científicos, do rompimento da dicotomia trabalho braçal x trabalho intelectual, das oportunidades para que os jovens continuem seus estudos no Ensino Superior e da necessidade da disciplina de Psicologia no Ensino Médio.
A interlocução entre as três entidades possibilitou aos membros da Comissão presentes à Audiência visibilidade em relação à Psicologia de modo geral e, mais especificamente, à Psicologia no campo educacional.