BULLYING É TEMA DE SEMINÁRIO NA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

Evento objetiva contribuir para a compreensão de como são constituídas as ações consideradas violentas

Comportamentos considerados agressivos, humilhantes ou de constrangimento de jovens, que recentemente apareceram nos meios de comunicação e são chamados de bullying, serão tema de um seminário na Câmara Municipal de São Paulo, no próximo dia 26 de setembro,  promovido pelo vereador Eliseu Gabriel em conjunto como   o  Sindicato dos Professores e Funcionários Municipais de São Paulo (Aprofem), Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Abrapee), Conselho Regional de Psicologia (CRP), Grupo Interinstitucional Queixa Escolar e o  Sindicato Dos Especialistas De Educação Do Ensino Público Municipal de SP (Sinesp).

O objetivo do evento, intitulado “Bullying???”, é contribuir para a compreensão de como são constituídas ações consideradas violentas, destacando-se as condições sociais, políticas e educacionais em que tais fatos acontecem, além de propor uma reflexão sobre princípios que devem fundamentar políticas públicas, que contribuam para enfrentar condições geradoras de ações violentas e de constrangimento.

Vários documentos, matérias em jornais e projetos de lei têm defendido a ideia de que nesses casos é necessário identificar o agressor e a vítima, para punir ações dessa natureza. Para discutir se seria este um fenômeno dos tempos modernos, se estariam nossos jovens, adolescentes e crianças mais violentas do que aqueles de gerações anteriores e o que estaria produzindo tais comportamentos, o seminário contará com três mesas redondas.

Com início previsto às 13h00 e término às 17h30, o seminário Bullying??? contará com a presença dos debatedores Roberto da Silva, do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Carla Biancha Angelucci, do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo; Zilda Iokoi, do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre a Intolerância – Faculdade de Filosofia, Letras e  Ciências e Letras – Universidade de São Paulo; e Marilene Proença, da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE).

O seminário Bullying??? acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal (Viaduto Jacareí, 100, 8º andar), no dia 26 de setembro, das 13h00 às 17h30. Inscrições pelo site http://www.eliseugabriel.com.br

Apoiadores

Secretaria Municipal de Educação (SME), Sindicato de Supervisores do Magistério no Estado de São Paulo (Apase), Centro do Professorado Paulista (CPP), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Sindicato dos Professores de São Paulo (Sinpro SP).

Mais informações para a imprensa com Arismar Garcia Cel.: (11) 8540.2548e-mail: arismar.garcia@gmail.com

Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.